sábado, 25 de julho de 2009

Onde estão os Espíritos?

Os Espíritos estão por toda parte, conforme resposta dos Espíritos Superiores à questão 87 de "O Livro dos Espíritos", que transcrevemos:

87. Ocupam os Espíritos uma região determinada e circunscrita no espaço?
“Estão por toda parte. Povoam infinitamente os espaços infinitos. Tendes muitos deles de contínuo a vosso lado, observando-vos e sobre vós atuando, sem o perceberdes, pois que os Espíritos são uma das potências da natureza e os instrumentos de que Deus se serve para execução de seus desígnios providenciais. Nem todos, porém, vão a toda parte, por isso que há regiões interditas aos menos adiantados.”

Na Revista Espírita de Março de 1858, Kardec diz que “não só todos esses globos são habitados por seres corpóreos, mas, que o espaço está povoado por seres inteligentes, invisíveis para nós por causa do véu material lançado sobre a nossa alma, e que revelam a sua existência por meios ocultos ou patentes. Assim, tudo é povoado no Universo, a vida e a inteligência estão por toda parte: sobre os globos sólidos, no ar, nas entranhas da terra, e até nas profundezas etéreas.”

André Luiz, no livro "Obreiros de Vida Eterna", questionando seu mentor a respeito de um benfeitor de grande elevação que ainda trabalhava junto à Terra, obtém a seguinte resposta: “(...) acreditamos que o nosso visitante sublime suspira por integrar-se no quadro de representantes do nosso orbe, junto às gloriosas comunidades que habitam, por exemplo, Júpiter e Saturno. Os componentes dessas, por sua vez, esperam, ansiosos, o instante de serem convocados às divinas assembleias que regem o nosso sistema solar. Entre essas últimas, estão os que aguardam, cuidadosos e vigilantes, o minuto em que serão chamados a colaborar com os que sustentam a constelação de Hércules, a cuja família pertencemos. Os que orientam nosso grupo de estrelas aspiram, naturalmente, a formar, um dia, na coroa de gênios celestiais que amparam a vida e dirigem-na, no sistema galáctico em que nos movimentamos. E sabe meu amigo que a nossa Via-Láctea, viveiro e fonte de milhões de mundos, é somente um detalhe da Criação Divina, uma nesga do Universo!...” Tal explicação corrobora que os Espíritos estão em toda parte, de acordo com sua elevação e ocupações.


Kardec ainda nos lembra, na questão 279, de "O Livro dos Espíritos", que nem todos os Espíritos têm acesso aos diferentes grupos ou sociedades; que esse acesso está condicionado ao seu grau de evolução. “Os bons vão a toda parte e assim deve ser, para que possam influir sobre os maus. As regiões, porém, que os bons habitam estão interditadas aos Espíritos imperfeitos, a fim de que não as perturbem com suas paixões inferiores.”

Como exemplo desta afirmação, André Luiz, no livro "Os Mensageiros", cita a existência de um sistema vibratório de vigilância e que mesmo as portas físicas de uma residência ofereciam resistência à passagem de Espíritos desencarnados.

Bons estudos!
Carla e Hendrio

KARDEC, Allan. “O Livro dos Espíritos”. 66ª ed. Rio de Janeiro: RJ, FEB: 1987.
KARDEC, Allan. “Revista Espírita de Março de 1858”. 1ª Edição. São Paulo, SP: IDE. 1993. “A pluralidade dos mundos”.
XAVIER, Francisco Cândido. “Obreiros da Vida Eterna”. 23ª ed. Rio de Janeiro: RJ, FEB, 1998. Cap. 3.
XAVIER, Francisco Cândido. “Os Mensageiros”. 34ª ed. Rio de Janeiro: RJ, FEB, 2000. Cap. 34.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Divida conosco seus estudos e opiniões!