domingo, 14 de março de 2010

Evangelho no Lar e no Coração

Considerando o poder vibratório e de transformação interior que a prece elevada proporciona (vide as postagens “A Prece” e “A Prece (2)”, neste blog), recomenda-se a prática do Evangelho no Lar. Basicamente, o Evangelho no Lar é uma reunião semanal, com dia e hora pré-estabelecidos, para leitura e breve comentário de passagens do Evangelho. Quando mantemos a regularidade numa reunião com propósitos nobres, oportunizamos, a nós mesmos, o hábito de vibrar em uma frequência mais elevada.


Transcrevemos, a seguir, orientações da Federação Espírita Brasileira (FEB) para a realização do Evangelho no Lar, a partir de material de sua campanha “Evangelho no Lar e no Coração” (http://www.febnet.org.br/ba/file/Campanhas%20CFN/Evangelho.pdf).

~*~*~*~*~*~

Como fazer?

Escolha, na semana, um dia e horário em que a família possa se reunir durante mais ou menos trinta minutos. Crianças também podem fazer parte da reunião. Pode ocorrer a presença de visitantes ocasionais e, neste caso, podem ser convidados a participar; caso não sejam espíritas, devem ser esclarecidos sobre a finalidade da reunião. Há inclusive a possibilidade da reunião ser realizada por uma só pessoa – o roteiro a ser seguido é o mesmo.


Roteiro para a reunião

1. Início da reunião – prece simples e espontânea.
2. Leitura de O Evangelho Segundo o Espiritismo – começar desde o prefácio, lendo um item ou dois sempre em seqüência.
3. Comentários sobre o texto lido – devem ser breves e contando com a participação dos presentes, evidenciando o ensino moral aplicado às situações do dia-a-dia.
4. Vibrações – Pela fraternidade, paz e equilíbrio de toda a Humanidade, por todos os governantes e por aqueles que têm sob a sua responsabilidade crianças, jovens, adultos e idosos; pela implantação e vivência do Evangelho em todos os lares; pelo próprio lar dos participantes, mentalizando paz, harmonia e saúde para o corpo e para o espírito.
5. Pedidos – Pode-se pedir pelos parentes, amigos, por pessoas que não participem do círculo de amizades e por toda Humanidade.
6. Prece de encerramento – Simples, sincera e espontânea, agradecendo a Deus, a Jesus e aos Bons Espíritos.

Obs.: A prática do Evangelho no Lar não deve ser transformada em reunião mediúnica. Toda intuição e inspiração, que possam ocorrer, devem ficar no campo dos comentários gerais, no momento oportuno.


Livros indicados:
  • O livro básico e indicado é O Evangelho Segundo o Espiritismo (Allan Kardec).

Livros recomendados:
  • “Caminho, Verdade e Vida”; “Pão Nosso”; “Fonte Viva”; “Vinha de Luz” (Emmanuel)
  • “Agenda Cristã” (André Luiz)
  • “Jesus no Lar”; “Alvorada Cristã” (Neio Lúcio)
  • “Luz no Lar” (Autores diversos)
  • “Deus aguarda”; “Evangelho em Casa” (Meimei)
  • “Messe de Amor” (Joanna de Ângelis) e outros de conteúdos semelhantes.

~*~*~*~*~*~


Leia também, neste blog, a postagem “Família Espiritual”.


Bons estudos!
Carla e Hendrio


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Divida conosco seus estudos e opiniões!