sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Falsas Ideias

Pelo Espírito César Gonçalves

— Não me dedico ao bem porque sofro muito.
Claro equívoco.
A provação é inerente ao Planeta e inevitável na vida humana. Urge, no entanto, agir na construção do bem, para que as provas necessárias não nos encontrem desprevenidos, exibindo braços cruzados.
O infortúnio é comparável à tempestade e o crédito de quem vive em serviço assemelha-se à edificação que oferece abrigo contra a intempérie.

*

— Não faço preleções em torno do bem, porque carrego muitas faltas.
Eis o engano.
Aguardar a perfeição para indicar o bem impedir-nos-ia de apregoá-lo, de vez que, por enquanto, ninguém existe perfeito sobre a Terra.
Se as tuas palavras de amor, no conjunto, ainda não te refletem todas as qualidades e sentimentos, pondera que, ensinando, aprendemos, e que, apontando o roteiro correto aos outros, somos especialmente obrigados à retidão.

*

— Não estudo porque tenho dificuldade.
Puro logro.
Obstáculos representam a condição natural de todas as aquisições começantes que, evidentemente, reclamam tempo e abnegação para se afirmarem na vida.
Se a semente dissesse que não tinha vocação para ser planta viva, desistindo de lançar no solo o seu próprio embrião, vencendo largos impedimentos, ninguém encontraria os benefícios da árvore.

*

— Não procuro talentos espirituais, porque já passei por numerosas desilusões.
Erro palmar.
Os outros não podem responder pelo esforço que nos compete no aprimoramento próprio, e, diante de todos aqueles que nos tenham arrojado a desencanto, a nossa atitude somente comporta fraternal compaixão, porquanto, quem busca embaciar a verdade, ensombra a si mesmo.
O ensinamento do Plano Superior exprime apelo a cada um, e, quanto mais generoso o professor, mais vigilante funcionará contra o regime da cola, garantindo o progresso do aluno.

*

— Não oro porque não possuo merecimento.
Mera ilusão.
Decerto que nos mundos sublimes a atividade normal das Inteligências angélicas constitui por si só uma prece constante, mas a oração é recurso mais imediato para as criaturas ainda distantes das esferas propriamente celestiais.
A prece não altera o terreno acidentado ou marginado de abismos em que uma pessoa se encontre; no entanto, é uma luz e a luz aponta o caminho certo.

*

Não te desculpes para fugir do trabalho a fazer: quanto maior o nosso problema, sempre maior a necessidade de solução.

César Gonçalves


VIEIRA, Waldo. "Seareiros de Volta". Por Espíritos Diversos. 4.ed. Rio de Janeiro, RJ: FEB. 1987. p. 79-81.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Divida conosco seus estudos e opiniões!