segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Deus ajuda...

“Quando te achares na incerteza, invoca o teu bom Espírito, ou ora a Deus, soberano senhor de todos, e ele te enviará um de seus mensageiros, um de nós.” [1]

Situações surgem em nossas vidas nas quais toda providência possível já foi tomada e, ainda, há incerteza. Momentos de crise, que, na verdade, na acepção do termo grego “krisis”, significam momentos de decisão, de virada, e crescimento. Nesses momentos, em que a alma se abre a Deus, num clamor, tornamo-nos mais receptivos ao bem que constantemente flui sobre nós.

Exemplifiquemos com uma cena do filme “Nosso Lar”: quando André Luiz, desencarnado, em sofrimento no Umbral, finalmente cedeu e pediu ajuda, sinceramente, através de uma prece, teve a possibilidade de ver e ser socorrido pela equipe que já o acompanhava há tempos... e apenas aguardava o seu momento de despertar. Não significa um toque mágico que o tenha transformado. O decorrer do filme, cuja história sugerimos ler, demonstra que ainda houve muitas lutas. Mas aquele momento de “crise” foi superado.

A ajuda do Alto é permanente. Todos temos pelo menos um bom Espírito, o anjo da guarda, a nos orientar no bom caminho. A sintonia com ele depende exclusivamente de nós. Em outra oportunidade, neste blog, já apresentamos o tema Sintonia Espiritual. São os Espíritos São Luís e Santo Agostinho, em resposta à questão 495, proposta por Allan Kardec, na obra “O Livro dos Espíritos”, que nos esclarecem sobre a atuação desse Espírito protetor [2]:
“Aos que considerem impossível que Espíritos verdadeiramente elevados se consagrem a tarefa tão laboriosa e de todos os instantes, diremos que nós vos influenciamos as almas, estando embora muitos milhões de léguas distantes de vós. O espaço, para nós, nada é, e, não obstante viverem noutro mundo, os nossos Espíritos conservam suas ligações com os vossos. Gozamos de qualidades que não podeis compreender, mas ficai certos de que Deus não nos impôs tarefa superior às nossas forças e de que não vos deixou sós na Terra, sem amigos e sem amparo. Cada anjo de guarda tem o seu protegido, pelo qual vela, como o pai pelo filho. Alegra-se, quando o vê no bom caminho; sofre, quando ele lhe despreza os conselhos.Não receeis fatigar-nos com as vossas perguntas. Ao contrário, procurai estar sempre em relação conosco. Sereis assim mais fortes e mais felizes. São essas comunicações de cada um com o seu Espírito familiar que fazem sejam médiuns todos os homens, médiuns ignorados hoje, mas que se manifestarão mais tarde e se espalharão qual oceano sem margens, levando de roldão a incredulidade e a ignorância.”
A vivência do engenheiro Adolfo Celso Guidi está em perfeita consonância a este ensinamento. Segundo reportagem do periódico SEI [3]:
“Ele decidiu não cruzar os braços depois de saber que seu filho Vítor, de 9 anos, teria no máximo seis meses de vida. O menino era portador de gangliosidose GN1, doença rara causada pela falta de uma enzima fundamental à reposição das células cerebrais, a mesma enzima que atua na digestão do leite. Apesar do prognóstico sombrio, Adolfo começou a fazer, por sua própria conta, pesquisas diárias na biblioteca da Faculdade de Medicina do Paraná e, à noite, na internet, à procura de uma solução para o caso de Vítor. Mas, passados oito meses, nada.
“Eu comecei a chorar no meio das prateleiras e a clamar a Deus. Foi então que uma voz falou dentro de mim: pega esse livro” – conta ele. Foi naquela obra que Adolfo descobriu ser possível controlar a gangliosidose por meio da recolocação da enzima no organismo. Iniciou assim uma nova luta: saber onde obter a substância. E passou a escrever para laboratórios de todo o mundo. “Deus falou comigo que em dez dias eu ia receber a enzima” – revelou Adolfo. E de fato, em uma semana recebeu um chamado de um laboratório de Araucária (PR), pois havia chegado uma encomenda, da Europa, para ele. Desta forma, pôde partir para a fabricação do medicamento, que acabou sendo de baixo custo em farmácias de manipulação. “A medicação que eu desenvolvi foi através de processo homeopático. Homeopatia tem domínio público, então, não tem reserva de mercado. Isso foi providencial porque está à disposição da população. Qualquer pessoa que tem alergia ao leite pode se beneficiar dessa medicação, e os casos de gangliosidose também” – informou, acrescentando que o medicamento conseguiu frear bastante o processo de degeneração em Vítor, que é hoje a única pessoa no mundo a superar os 11 anos com a doença.”
Há diversos ângulos a serem analisados nesse emocionante caso, porém, concentremo-nos na atuação dos Espíritos Protetores. Será que seus avisos e conselhos estão relacionados apenas à nossa vida moral, ou também se relacionam à nossa vida particular? Mais uma vez, são os Espíritos Superiores que esclarecem, a Kardec e a nós, explicando-nos que: “Eles se esforçam para que vivais o melhor possível. Mas, quase sempre tapais os ouvidos aos avisos salutares e vos tornais desgraçados por culpa vossa.” [4]. É ainda o mestre lionês, comentando essa resposta, que nos esclarece:
“Os Espíritos protetores nos ajudam com seus conselhos, mediante a voz da consciência que fazem ressoar em nosso íntimo. Como, porém, nem sempre ligamos a isso a devida importância, outros conselhos mais diretos eles nos dão, servindo-se das pessoas que nos cercam. Examine cada um as diversas circunstâncias felizes ou infelizes de sua vida e verá que em muitas ocasiões recebeu conselhos de que se não aproveitou e que lhe teriam poupado muitos desgostos, se os houvera escutado.”
A história do Sr. Adolfo e Vítor ainda nos toca pela gratidão presente em todas as palavras do pai, sempre agradecendo a Deus a assistência recebida em todos os momentos, mormente nos mais críticos. Da mesma forma, os Espíritos Superiores, mais uma vez na obra “O Livro dos Espíritos” [5], instruem que, quando algo venturoso nos acontece, devemos agradecer “primeiramente a Deus, sem cuja permissão nada se faz; depois, aos bons Espíritos que foram os agentes da sua vontade.”

É por isso que a sempre doce Meimei nos recomenda, com carinho:
“Ora em silêncio e confia em Deus, esperando pela Divina Providência, porque Deus tem estradas, onde o mundo não tem caminhos.” [6]

Foto: Hendrio Belfort


Leia também, neste blog, a postagem “Atuação do Espírito Protetor”, “A Prece” e “A Prece (2)”.


Bons estudos!
Carla e Hendrio


Referências Bibliográficas:

[1] KARDEC, Allan. “O Livro dos Espíritos”. 66ª ed. Rio de Janeiro, RJ: FEB, 1987. Resposta à Questão 523.
[2] KARDEC, Allan. “O Livro dos Espíritos”. 66ª ed. Rio de Janeiro, RJ: FEB, 1987. Resposta à Questão 495.
[3] SEI (Serviço Espírita de Informação) de 1-15/8/2010 – no 2186, disponível em http://www.lfc.org.br/sei/boletim/2186.pdf. Acesso em 26.10.2010.

Outras informações sobre Adolfo, Vítor e a gangliosidose:
http://www.youtube.com/watch?v=UmtRu-IPMHE
http://www.youtube.com/watch?v=9Uzjp4jR8_w
http://www.youtube.com/watch?v=d3yw0z3qLzs&feature=relatedSEI

[4] KARDEC, Allan. “O Livro dos Espíritos”. 66ª ed. Rio de Janeiro, RJ: FEB, 1987. Resposta à Questão 524.
[5] KARDEC, Allan. “O Livro dos Espíritos”. 66ª ed. Rio de Janeiro, RJ: FEB, 1987. Resposta à Questão 535.
[6] XAVIER, Francisco Cândido. “Amizade”. Pelo Espírito Meimei. São Paulo, SP: IDEAL, 1977, capítulo 18 – “Ora e Confia”.


3 comentários:

  1. Obrigada por compartilhar estes maravilhosos ensinamentos!!!

    ResponderExcluir
  2. Todo dia leio um texto de vocês que achei por acaso, e tem me dado mais força. Percebi que eu preciso alimentar meu coração com palavras de fé, senão nada tem brilho ou faz sentido.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Suas palavras de incentivo nos alegram e aumentam em muito a percepção de nossa responsabilidade pelo que publicamos.

    Não temos ideia do alcance de nossos pensamentos, palavras e atos; por isso devemos tanto buscar pautá-los no bem, seguindo o conselho de Paulo de Tarso: “Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se confunda, não tendo mal algum que dizer de nós.” (Epístola a Tito 02:08)

    Abraços e fique com Deus!
    Carla e Hendrio

    ResponderExcluir

Olá! Divida conosco seus estudos e opiniões!